Praga tem vários estilos arquitetônicos, e podemos ver vários edifícios medievais e barrocos. Além disso, tem uma grande quantidade de edifícios em Art Nouveau e alguns em estilo Cubista. Então, algumas sugestões para fazer um roteiro pela cidade.

 

A Casa Municipal

A Obecní dům, ou Casa Municipal, é um edifício Art Nouveau em Praga. Ela foi construída no local onde moravam os antigos reis da Boêmia no século XV. Ela foi construída no início do século XX, e lá foi assinada a Declaração de independência tchecoslovaca, motivo pelo qual a praça em frente ficou conhecida como Náměstí Republiky (Praça da República).

IMG_20150209_212409

Hoje em dia lá tem salas de concerto, cafés, restaurantes e salas de exibição, além de algumas salas que só podem ser visitadas como parte de um tour. O tour custa 290 coroas tchecas mais 55 coroas pela permissão para fotografar (+-13 euros tudo) e acontece em tcheco e inglês. Eu visitei a Casa duas vezes, com o tour e para ver um concerto.

IMG_20151015_140615

A Sala Smetana, que tem esse nome em homenagem ao compositor tcheco, é uma das salas de concerto mais famosas de Praga, e onde a Orquestra Sinfônica toca. Ingressos podem ser comprados de última hora na maioria dos dias, e os preços para estudantes são muito bons.

IMG_20150210_214319

Muitos dos elementos da Casa Municipal são originais. Outros, como chão em algumas partes e mesas, foram desgastados pelo uso ou danificados durante o período comunista.
Uma restauração do prédio foi feita nos anos 90 e custou dez vezes o valor do edifício original.

IMG_20151015_140454

A maioria dos painéis representa elementos da cultura e da mitologia tcheca.

IMG_20151015_140715

Uma sala foi desenhada pelo maior expoente do Art Nouveau tcheco, Alfons Mucha. Ele apoiou muito a nova república Tchecoslovaca, desenhando de selos a notas de dinheiro.
IMG_20151015_140736 IMG_20151015_140649

Catedral de São Vito – Castelo de Praga

Falando em Mucha, ele fez uma contribuição à Catedral de São Vito, dentro do Castelo de Praga. Um dos vitrais é dele, em estilo Art Nouveau. Não deixe de notar quando for lá. A entrada da Catedral é gratuita até um ponto, de onde dá para ver o vitral.

IMG_20151015_140934

Catedral de Pedro e Paulo

A Catedral de São Pedro e Paulo, em Vyšehrad, é toda decorada em estilo Art Nouveau. Temos também um post sobre Castelo de Vysehrad.

IMG_20150213_144549 Vysehrad

Museu Mucha

E claro, se estamos falando em Mucha, há o museu dedicado a sua obra, que tem vários cartazes que ele desenhou para peças de teatro, entre outros itens.

Grand Hotel Evropa e Hotel Central

Dois exemplos de Art Nouveau, o Grand Hotel Evropa fica na Václavské náměstí, e o Hotel Central fica perto da Praça da Cidade Velha, na rua Rybná.

IMG_20151015_140359

Hlavní Nádraží

A estação de trem principal de Praga foi construída em Estilo Art Nouveau. Para ter acesso ao prédio antigo, procure as placas que dizem “Edifício Histórico” e suba um lance de escadas.

Rua Pařížská

O Bairro Judeu de Praga foi intensamente renovado no início do século XX, quando se tornou um endereço caro. A maior avenida aberta foi chamada de Pařížská, parisiense, já que a inspiração foram as reformas do barão Haussmann. Por causa da época, muitos prédios foram construídos ou reconstruídos em estilo Art Nouveau.

IMG_20151015_140809

Jubilejní synagoga

A Sinagoga do Jubileu, ou Sinagoga Jerusalém foi construída em estio neoislâmico com fortes influências de Art Nouveau. É bem perto de Hlavní Nádraží. Ela oferece tours desde 2008.

IMG_20150223_151536 Sinagoga de Jerusalém

Casa da Madonna Negra

Essa casa não foi construída em estilo Art Nouveau, mas se estamos falando de arquitetura vale a pena comentar. Ela foi construída em estilo cubista. Foi idéia de arquitetos tchecos transplantar esse estilo para a construção, e a Casa da Madona Negra foi o primeiro e o mais celebrado dos exemplos. Hoje é a sede do Museu do Cubismo Tcheco.

IMG_20150217_214751

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

5 comentários

  1. Ei, tudo bom? Achei esse blog no google e fiquei apaixonada por esse post! É que eu adoro Art Nouveau. Achei que só faltou um mapa, mostrando onde estão esses lugares na cidade!
    Só por curiosidade, tem alguma outra cidade da Europa que te impressionou com o Art Nouveau?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s