A comida tcheca é deliciosa, rica e bem barata. Tem comida para todo o tipo de gosto… Com tanto que você goste de carne de porco, haha. Brincadeira, ela parece onipresente, mas na verdade existem opções para todo gosto por lá.

 

1) Svíčková na smetaně

Carne com molho a base de Smetana (as pessoas muitas vezes traduzem como creme de leite, mas é algo bem diferente, típico em muitos países eslavos), geralmente servido com geléia de Cranberries, chantilly e dumplings de pão (Knedlínky). Para mim parecia bem estranho, não sou muito de misturar doce com salgado, mas gostei bastante.

Atenção, é considerado falta de educação comer os dumplings com a mão.

svickova

2) Vepřo, knedlo, zelo

Muitas vezes considerado o prato tcheco mais típico, consiste em porco assado, dumplings de pão e repolho.

vepro

3) Smažený sýr

Queijo empanado e frito, geralmente servido com batatas cozidas e molho tártaro, mas pode ser servido em um sanduíche por vendedores de rua. Geralmente é feito com Edam ou com Hermelín, um queijo tcheco que parece Camembert.

IMG_20150214_150109 Karlovy Vary queijo frito

4) Dumplings de batata recheados

Geralmente recheados com embutidos e servidos com espinafre e um ovo frito.

potato dumplings

5) Tatarák

Similar ao Steak Tartare francês, feito com carne crua misturada com gemas de ovo, cebola, mostarda, sal, pimenta, páprica e muitas vezes molho inglês ou pepinos. Pode ser servido montado ou com os ingredientes em um prato, para você misturar a gosto. Muito servido como prato principal ou como comida de pub, e uma das minhas comidas preferidas no mundo.

IMG_20150212_201511 Tartare

6) Ovocné knedlíky

Dumplings de fruta, geralmente feitos com morangos, ameixas ou damascos. É comido como prato principal. Geralmente ele é coberto com manteiga, queijo (um queijo típico, geralmente os restaurantes traduzem como queijo cottage, mas não é bem isso) e açúcar, ou, menos frequentemente, chocolate ou canela.

Uma coisa que os locais sempre nos alertaram é que isso NÃO é uma sobremesa, é um prato principal e deve ser pedido assim. Foi servido em uma das escolas em que trabalhei assim, como prato principal.

ovocni

7) Utopenci e Klobásy

Utopenci é uma salsicha de porco recheada com cebola, pimentão, vinagre e outros temperos, comida fria com pão em pubs. Já klobasy são salsichas grelhadas, uma comida de rua muito popular. As de porco são mais comuns, mas nas bancas de rua maiores você pode encontrar todo tipo de salsicha.

utopenci

8) Bramboŕaky

Panquecas de batata, típica em vários países da Europa Central. Geralmente servidas como guarnição ou comida de rua.

bramboraky

9) Polévka

Sopas são muito populares como primeiro prato, especialmente de cebola (Cibulačká) ou alho (Česneková polévka). Eu amei muito Kulajda, uma sopa cremosa de cogumelos com ervas e um ovo pochê.

Em alguns lugares, as sopas são servidas em uma tigela feita de pão, o que é uma refeição em si e é sempre incrível. 

IMG-20150201-WA0006

10) Křen

Acho que vou ser julgada se falar que uma das comidas que eu mais gostava na República Tcheca era rabanete, mas o rabanete lá tem gosto de wasabi e eles colocam em tudo. Quase tudo que eu pedia vinha com um acompanhamento de rabanete e beterradas ralados com vinagre chamado křen. Ou então vinha com molho de rabanete. De qualquer forma, sempre dava um apimentadinho no prato que era uma delícia.

 

11) Guláš

Gulash é um prato húngaro, mas é popular em versões diferentes em toda a Europa Central. Na República Tcheca, é um ensopado geralmente acompanhado de dumplings de pão.

gulas

12) Chlebíčky

Sanduíches abertos, podem ser feitos com vários tipos de carnes, legumes, ovos, queijo.

chbe

13) Řízek

Řízek é o velho schnitzel, só que ainda mais impronunciável. Geralmente vem com algum acompanhamento, com salada de batatas.

schnitzel

14) Koláče

Doce de massa folhada, geralmente recheado com queijo (aquele queijo que geramente traduzem como cottage), sementes de papoula ou frutas.

kolace

15) Medovník

Torta com camadas de mel e castanhas.

medovnik

16) Oplatka

Wafers fininhos e redondos, com um milhão de opções de recheio. São típicos de Karlovy Vary, onde comemos os nossos com as águas termais.

Karlovy Vary comendo oplatky

17) Kofola

Kofola é um refrigerante de Cola muito popular na República Tcheca. Ela era produzida nos anos 70 como uma alternativa para a Coca-Cola e a Pepsi, que não eram disponíveis no país. Mas ela é bem menos doce que as alternativas e tem ervas na composição, então até hoje é muito vendida no país.

kofola

Bônus: Pivo

A República Tcheca é conhecida pelas cervejas de boa qualidade, e em muitos restaurantes eles fazem a própria cerveja artesanal. Na maioria dos restaurantes em que eu fui, a cerveja era mais barata do que a água. O tipo Pilsen vem da cidade tcheca Plzeň, e visitar cervejarias é um dos programas mais populares por turistas no país,  e a Budweiser original também é tcheca.

beer

 

Leia aqui os outros posts com dicas da República Tcheca.

Vista da torre da cidade velha Praga 3

Leia aqui os outros posts sobre comida e pratos nacionais que você não pode deixar de provar.

Gulluç

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s