Praga sempre foi uma cidade musical. No século XVII, era conhecida como o Conservatório da Europa. A educação musical era disponível em todas as partes do Reino da Boemia, e uma proporção grande da população sabia cantar ou tocar um instrumento.

Então aqui estão alguns dos melhores lugares para descobrir a tradição musical de Praga.

 

Teatro Estatal

Quando Mozart estreou a peça O Casamento de Figaro em Viena, ele não encontrou uma boa recepção. Ela foi julgada moderna demais. Em Praga, ela foi um sucesso. Isso teria levado o compositor a dizer que o povo de Praga o entendia, e a estrear suas pŕoximas duas óperas, Don Giovanni e A Clemência de Tito, na cidade.

O Teatro Estatal é, hoje em dia, o único ainda existente onde Mozart conduziu a estréia de uma ópera sua. Don Giovanni se tornou algo ligado a identidade de Praga, a ópera é produzida constantemente (e tem bons preços para estudantes) e você pode achar vários souvenirs do Mozart. A Villa Bertramka, na cidade, também é conhecida como a Villa do Mozart e tem um pequeno museu em sua memória, mas não existem provas que ele tenha realmente se hospedado lá.

Outros bons lugares para ver concertos de música clássica incluem o Teatro Nacional (Narodni Divadlo), o Rudolfinum e a Casa Municipal (Obecni dům). Mas não param aí: Praga tem casas de concerto como Nova York tem Starbucks.

IMG_20151015_140044 IMG_20150213_235055

 

Lennon Wall

Desde os anos 80 essa parede de Praga tem sido coberta de grafites com John Lennon e letras de músicas dos Beatles. Não importa quantas vezes as autoridades, que consideravam o rock uma expressão do capitalismo degenerado, pintassem a parede de branco, jovens sempre grafitavam de novo. Eles chamavam o movimento pela parede, ironicamente, de Lennonismo.

IMG_20150122_185752

 

Os Rolling Stones e o Castelo de Praga

Em 1990, os Rolling Stones se tornaram a primeira banda internacional a tocar na Tchecoslováquia independente. Eles adicionaram Praga ao tour no último momento por pedido do presidente Vaclav Havel. Com o slogan de “the tanks roll out… the Stones roll in” o show foi um grande sucesso e a origem de uma amizade entre os Stones e Havel.

Quando a banda voltou a cidade em 1995, eles questionaram por que o Castelo de Praga não era iluminado à noite, falando que mal dava para vê-lo. Quando Havel falou que o problema eram os custos, a banda se ofereceu para pagá-los, e os responsáveis foram a equipe que cuidava da iluminação do palco durante o Voodoo Lounge Tour.

IMG_20151015_140021

 

Praça da Cidade Velha e Ponte Carlos

Se você prefere um jazz, esses são os dois lugares em que você pode encontrar uma banda em praticamente qualquer horário do dia e da noite.

 

IMG_20150222_235355 IMG_20150222_235123 IMG_20150222_234835

 

Cidade dos festivais

Festivais de música são parte tanto de Festival de Primavera (de 12 de maio, aniversário da morte de Bedřich Smetana, até 13 de junho), do Festival de Verão (com uma homenagem a Verdi nas três últimas semanas do verão) e do Festival Internacional de Jazz, que acontece no tradicional Reduta Jazz Club todo outono.

 

Museu Tcheco da Música

Com uma coleção de instrumentos musicais e pequenas estações onde você pode ouvir música de grandes compositores tchecos, esse museu é imperdível para quem gosta de música. Também tem concertos regularmente.
IMG_20150211_232106 IMG_20150211_231803 IMG_20151015_140113

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s