Duas cavernas são atrações turísticas muito célebres na Eslovênia, Postojna e Škocjan (Pronuncia-se Shkotziam). Eu escolhi ir a Škocjan por ser o maior canyon underground da Europa, com um rio passando pela caverna, e por ser reconhecida pela UNESCO. As fotos na internet também me ajudaram muito a decidir.

Crédito: unesco
Crédito: unesco

Você só pode visitar as cavernas como parte de um tour, como frequentemente é o caso em cavernas e minas. O itinerário básico leva em torno de uma hora e meia.

Primeiro você visita as cavernas silenciosas, a parte seca, que se extende por cerca de 500 metros.

caverna eslovênia skocjan

caverna eslovênia skocjan
Crédito: Slovenia holidays

IMG_20150821_124125

Depois das cavernas silenciosas você visita as cavernas murmurantes, de onde você já consegue ouvir o rio. Essas cavernas tem cerca de cem metros de altura, e você vê lá de cima  o rio iluminado.

Crédito: unesco
Crédito: unesco

Além disso, você vê os caminhos feitos por exploradores do século XIX direto na pedra, o que parece super interessante e incrivelmente perigoso. A falta que faz um corrimão.

Te desafio a atravessar a ponte sem ter vontade de gritar
Te desafio a atravessar a ponte sem ter vontade de gritar “You shall not paaaaass!”

O rio Reka chegou a inundar toda a grande galeria uma vez, em 1963.

Crédito: natgeo
Crédito: natgeo

A última parte de Škocjan é a única em que fotografias são permitidas, quando há luz natural.

caverna skocjan eslovenia viagem

Depois que você sai da caverna, pode escolher voltar para o centro turístico com um funicular ou subir pelo vale que passa por essas cachoeiras. Eu subi a pé e curti muito a vista. Levei cerca de meia hora, andando devagar e parando para tirar fotos.

cachoeira eslovênia caverna skocjan

Chegar de Ljubljana é bem fácil, é só pegar um trem ou ônibus para Divača e andar cerca de meia hora em uma trilha bem marcada. A maioria dos trens saindo de la param em Postojna, então se você quiser pode visitar as duas cavernas ou o Castelo de Predjama em um dia. Ele é um castelo maravilhoso construído dentro de uma caverna, e que soube usar os benefícios dessa posição. Vale muito a pena visitar! Se você resolver fazer isso na volta, pode descer em Postoja e depois pegar outro trem para Ljubljana usando a mesma passagem Divača-Ljubljana, contanto que seja no mesmo dia.

Também há trens e ônibus saindo das cidades do litoral da Eslovênia.

Embora as cavernas sejam a 25 quilômetros de Trieste, chegar lá por transporte público não é fácil e toma muito tempo, mas é uma opção interessante para quem tem um carro.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s