Eu já tinha visitado o Coliseu uma vez, em 2011, e resolvi esse ano fazer um tour por três espaços em que os visitantes que compram o bilhete normal não podem entrar: a arena, os subterrâneos e o terceiro andar.

visita coliseu terceiro andar subterrâneo arena tour

O tour começou com algumas informações básicas. A construção do Coliseu começou a ser feita pelo emperador Vespasiano em 72. Ele era chamado pelos romanos simplesmente de Anfiteatro ou Anfiteatro Novo. O nome coliseu veio depois, da estátua de Nero inspirada pelo Colosso de Rodes que ficava na frente do prédio.

Coliseu como era antigamente
Coliseu como era antigamente, com a estátua de Nero. Crédito: wikicommons

Com o fim do Império Romano, o coliseu parou de ser utilizado como lugar de espetáculos. Casas foram construídas lá dentro em alguns momentos, ele foi utilizado por ordens religiosas, e durante o renascimento o mármore do coliseu foi retirado para construir igrejas e as vilas da aristocracia. Ele também foi afetado por terremotos, chegando no estado atual.

O Coliseu como era
O Coliseu como era, crédito: wikicommons

Arena:

arena coliseu visita tour gladiador
Entrando na arena do Coliseu

Primeiro, a gente visitou parte da arena, reconstruída por arqueólogos. Entrando lá, eu só conseguia pensar: “Ave, César! Aqueles que estão para morrer te saúdam”. Embora a frase só tenha sido registrada uma vez. E nem tenha sido em Roma.

A própria palavra arena vem do latim para areia, que era usada para absorver o sangue.

arena, coliseu, tour, visita, gladiadores subterrâneo
Vista da arena reconstruída de cima

Embora tenha uma cruz lá e seja lugar de peregrinação, não há provas que o coliseu fosse utilizado como local de martírio de cristãos.

Gladiadores não morriam em todas as batalhas. Um gladiador morto não é do interesse de ninguém, já que o seu treinamento não era barato. No fim de uma batalha eles costumavam pedir clemência e ela quase sempre era concedida.

arena coliseu subterrâneo visita tour
Vista da arena

Subterâneos:

subterrâneos coliseu tour visita português

Em seguida, visitamos os subterrâneos. O Coliseu não era usado somente para lutas de gladiadores. Outros espetáculos populares eram as caças a animais selvagens. Gazelas, leões, rinocerontes e elefantes eram trazidos da África. Eles eram mantidos no subterrâneo e elevados a arena no momento do espetáculo.

Os animais também lutavam entre si em espetáculos.

animals

Algo sobre o que os historiadores se dividem é se Batalhas navais (naumaquia) ocorriam no Coliseu. Não se sabe se elas ocorriam no Coliseu porque não se achou evidência de como ele podia ser enchido e esvaziado rapidamente e nem material impermeável. Mas a gente sabe outros lugares tinham essas encenações – um em Roma é onde é a Piazza Navona, por isso a praça tem formato oval.

batalha naval naumarquia coliseu roma
Encenação de batalha naval

Terceiro andar:

Coliseu descendo do quarto andar

Por último fomos ao terceiro andar do coliseu. O coliseu foi construído em três ordens, com colunas dóricas no primeiro andar, jônicas no segundo e coríntias no terceiro. De lá você tem uma vista espetacular do edifício.

Dá para ver o tanto que está faltando, partes que foram destruídas em terremotos ou usadas para construir igrejas e vilas da aristocracia. Por muito tempo também casas foram construídas dentro do coliseu, que era usada pelo Occupy da Idade Média.
tour coliseu subterrâneo arena visita roma

IMG_20151028_151741

IMG_20151028_151707

Como comprar o ingresso para os subterrâneos:

Clique aqui para o site oficial para comprar o ingresso do coliseu. Lá você pode comprar a entrada normal, para não ter que enfrentar a fila, ou fazer parte de um tour. Tours são ofertados em inglês, italiano e francês, e são vendidos em blocos de dois meses. O tour que eu fiz, “visita guidata ai sotterranei”, geralmente se esgota em inglês meses antes, mas costuma ter em italiano até em cima da hora.

Além do tour, você tem que comprar a entrada normal no coliseu ou vai ter que ficar na fila quando chegar lá. Quando você for comprar o ingresso, vai ver algumas opções de preço. A entrada custa 12 euros a inteira e 7,50 a reduzida, com desconto para estudantes de história da arte ou arquitetura, com acréscimo de 2 euros para a reserva. O tour custa 9 euros, com o mesmo acréscimo. Menores de 18 anos não pagam nem a entrada nem o tour, mas é obrigatório fazer a reserva, então compre o bilhete que diz “entrada gratuita + reserva”, no valor de 2 euros.

Lembre-se que a entrada no Coliseu, com tour ou não, inclui a visita aos Fóruns Romanos e ao Palatino. Você pode visitá-los em qualquer ordem, durante dois dias consecutivos. Se você preferir comprar o ingresso na entrada, compre na Colina do Palatino, porque a fila costuma ser menor.

coliseu arena subterrâneos visita tour
Are you not entertained?

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s