A comida italiana é super famosa no mundo inteiro, e você pode encontrar os pratos mais famosos no mundo inteiro, certo? Bom, alguns deles você pode certamente encontrar em qualquer lugar… Desde que não seja na Itália. Eles podem ter sido criados por imigrantes, adaptados de pratos italianos, mas lá são heresia.

Então, quer saber quais são?

Espaguete à bolonhesa

 

download

Talvez o mais famoso prato italiano, dá para encontrar um espaguete à bolonhesa do Chile ao Japão. No Brasil, em que tanta gente descende de italianos, todo mundo tem uma receita da vó. Sabe onde você não acha um espaguete à bolonhesa? Na Itália. A não ser que você vá a um lugar super turístico, não vai achar isso em nenhum menu. Os italianos são muito específicos com que tipo de massa usar com cada molho, e um molho com carne só pode ser usado com uma massa achatada como tagliatelle. Então, se quiser comer o prato típico de Bologna, peça um tagliatelle al ragù.

Um bom molho leva nove horas para cozinhar e leva cenoura, cebola e aipo partidos em pedaços pequenos (nada de alho ou ervas!), carne de boi e porco e vinho tinto. E é maravilhoso!

Frango à parmigiana

frango parmegiana

Os italianos adoram uma boa parmigiana, mas nem sonhariam em colocar frango ou outro tipo de carne nela. A parmigiana tradicional é feita com beringela frita, coberta por queijo e molho de tomate e depois assada.

Cappuccino com chocolate

cappuccino

Sabe no Brasil, quando você vai em um café e tem as opções cappuccino, para a bebida instantânea, ou cappuccino italiano, feito com espresso e chocolate quente? Esquece. Cappuccino é feito com espresso, leite e espuma de leite. Se quiser chocolate, peça um mocaccino.

Espaguete com almôndegas

almondegas

Você que sonhava em reencenar o beijo de A Dama e o Vagabundo na Itália vai sofrer uma grande decepção. Almôndegas existem na Itália, mas elas não acompanham macarrão. Elas são geralmente pedidas como secondo, ou seja, o prato de carne após o prato de massa, e acompanhadas de batata ou salada, nunca de massa. Massa não é guarnição!

Caesar Salad

caesar salad

Caesar Salad, como o nome em inglês já fala, vem dos Estados Unidos. Na Itália não se come parmesão com alface!

E já que a gente tá falando de salada, lembra aqueles molhos italianos que você acha em self service? É tudo menos italiano. Eles usam apenas azeite e vinagre balsâmico.

Fettucine Alfredo

Macarrão com pão no mesmo prato, nunca
Macarrão com pão no mesmo prato, nunca

Fettucine Alfredo é outro que você pode achar em qualquer restaurante de São Paulo ou Nova York, mas não na Itália. E sinceramente, eles acham que um macarrão que leva apenas creme, manteiga e parmesão parece algo que você come quando está doente.

Macarrão com frango

pasta chicken

Para os italianos a questão é bem simples: frango não é tempero e massa não é guarnição.

Pizza de peperoni

Eu pedi PEPERONI!
Eu pedi PEPERONI!

Exste algo próximo a pizza de peperoni na Itália, mas se você quiser uma procure no menu por  “pizza al salamino” ou “pizza diavola”. Peperoni na Itália significa pimentão.
E aí, algum outro prato que te surpreendeu viajando? Conta para a gente nos comentários!

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

9 comentários

  1. Uma coisa que me surpreendeu é que na Itália não existe macarrão e carne no mesmo prato nunca. Se você pedir, eles acham ruim. To olhando os menus do restaurante week semana que vem e todos os italianos tem isso, hahaha.

    Curtir

    1. Não existe mesmo! Na Itália, é considerado rude pedir alterações em pratos, e isso inclui pedir para que o primo (prato de massa ou risotto) e o secondo (prato de carne) sejam trazidos juntos. Eles falam que massa não guarnição, é um prato separado. Mas aqui no Brasil é a coisa mais comum do mundo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s