O banho turco é uma tradição ainda muito comum entre o povo turco. A experiência é imperdível, e eu recomendo a qualquer um que for para a Turquia. Mas a maioria das pessoas que eu conheci na viagem estava cheia de dúvidas sobre como funciona, ou se é necessário ficar nu, então resolvi colocar a minha experiência para os leitores do blog.

Em um hammam tradicional, o espaço geralmente é dividido entre homens e mulheres. Outros lugares são divididos em dias para mulheres e para homens. Se esse for o caso, nudez completa é normal. Na maioria dos lugares, você pode manter a parte de baixo de um biquini, mas geralmente as pessoas só usam a parte de cima durante a massagem se ela for feita por um homem. Você pode perguntar todos os detalhes antes de se decidir por um lugar.

gchotelistambul
Créditos: glhostelistanbul.com

Se você quiser luxo, existem vaŕios hammans perto das maiores atrações de Istambul que são simplesmente incríveis (ou pelo menos parecem pelas fotos nos sites). Se você procura preços baixos, tente cidades pequenas ou a parte asiática de Istambul. É sempre bom dar uma lida no trip advisor, já que as pessoas falam quando a massagem é muito corrida ou o lugar não é muito limpo.

Chegando no hammam, você vai receber um pedaço de pano no qual pode se enrolar entre uma parte e outra do banho. Você também vai receber chinelos, ou de plástico ou tradicionais de madeira.

Primeiro, você é levado para um quarto onde você pode se deitar no mármore quente. A ideia aqui é a mesma de uma sauna, de suar e se livrar das toxinas.

travelistambul.com
Crédito: travelistanbul.com

Depois a sua atendente vai te esfregar com uma esponja, uma kese. A esfoliação é bem feita, então não se surpreenda com o tanto de pele morta que sai. Grandes chances de você perder o bronzeado, e melhor evitar se tiver alguma tatuagem nova! A atendente costuma também estar de biquini ou nua.

A próxima etapa é a massagem com bolhas. A atendente pega o que parece uma fronha de travesseiro, mergulha em balde com água quente e sabão e, em alguns movimentos de malabarismo, ela te cobre de bolhas. A massagem é super relaxante. Depois ela te enxagua com grandes quantidades de água quente.

Embora a atendente tenha lavado meu cabelo durante a massagem com bolhas, ela não usou condicionador, e foi um erro meu não ter levado. Vi que muita gente leva o próprio shampoo e condicionador. No hammam onde eu fui a experiência continuava com um mergulho na piscina de água fria, mas não é o caso em todos os lugares.

regal holiday.com
Créditos: regalholidays.com

No fim, as atendentes vão ter cobrir com toalhas e você pode se deitar em uma espreguiçadeira enquanto te trazem chá de maçã. Não pule essa parte, aproveite e relaxe enquanto seus músculos se esfriam. Se você pagou extra por uma massagem com óleo, esse é o momento em que alguém vem te buscar.
E você, já experimentou o banho turco? Conta para a gente a sua experiência nos comentários.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s