Escolher um bom albergue implica mais do que olhar ratings online. Tem a ver com o que você quer naquela viagem. Se você quer dormir meia-noite e acordar as oito para ir ver a cidade, provavelmente não vai gostar de um lugar cuja propaganda é “Party hostel 24/7”, mesmo se eles ganharam os últimos Hoscars (O Oscar dos Hostels). Muitos albergues fazem propaganda do seu estilo, então é bom sempre ler as descrições deles.

A primeira coisa que eu olho em um albergue é a localização. Às vezes um albergue é muito barato, mas você vai gastar muito dinheiro e tempo todo dia para chegar às atrações, não compensa.

castle rock
Albergue Castle Rock em Edimburgo. Mais perto do castelo, só se você acampar no gramado

O hostelworld tem a opção de selecionar os albergues pelo que eles oferecem, o que eu acho muito prático. Eu gosto de selecionar “kitchen”, a melhor coisa para o viajante low budget, “lockers”, por segurança e “free wifi”. Depois leio os reviews, principalmente o que as pessoas acharam de limpeza, segurança, atmosfera e se tem plugs suficientes para todos os hóspedes. Quando dizem que tem plugs e lâmpadas de leitura em cada cama, eu acho ótimo. Se falarem que a atmosfera é tranquila e que quando você chega eles te dão um mapa, escrevem sugestões e passam um tempo explicando o que tem para fazer na cidade, é perfeito para mim.

majda's hostel
Majdas Hostel em Mostar: parede de agradecimentos. Créditos: tripadvisor

Também é importante ver se você tem uma necessidade especial naquela viagem. Se você sabe que vai chegar super cedo de manhã, olhe albergues que te deixam fazer check-in cedo. Se você vai sair tarde da noite, idem para check-out tarde. Mesmo que você não tenha mais acesso ao quarto, é bom que o lugar tenha um depósito seguro para sua mala e te deixe usar o banheiro, a cozinha e o wifi. Também olhe se o albergue tem recepção 24 horas ou se alguém pode te encontrar no horário de chegada.

 

Eu nunca fico em albergues que tem muitos reviews com a nota máxima que tem apenas uma ou duas frases, porque isso acontece muito quando o albergue dá descontos ou cervejas em troca de reviews, como eu vi acontecendo em Praga. Uma regra que eu tenho é que se as pessoas fazem reviews ruins e  albergue responde de forma agressiva, então prefiro não ficar lá. Outra coisa importante é que se um hóspede reclama que o albergue não é muito limpo ou que os chuveiros não tem água quente, pode ser um problema temporário, mas se muitos reclamam, é recorrente.

war hostel
War Hostel, Sarajevo. A experiência de ficar em um albergue que simula o cerco da cidade foi o motivo de escolhê-lo.

No final o preço conta muito, é claro, e outras amenidades que o albergue tem podem ajudar na decisão. Acho ótimo se tiver café da manhã incluído ou barato, um bar, sala comum ou atividades para socializar, troca de livros, máquina de lavar, se não tiver curfew (o albergue só tá aberto até uma hora determinada, não pode voltar tarde) nem lockout (fecha durante o dia para limpeza).

 

Se você quiser manter as datas flexíveis, pode não reservar albergue ou reservar apenas as primeiras noites, para não ter que andar pela cidade procurando um lugar para ficar carregando mochila. Mas tenha cuidado em alta temporada ou feriados.

ostello degli elefanti
Ostello degli Elefanti em Catania. Quem disse que mochileiro não pode se ospedar em um palácio?

Eu sempre olho albergues no Hostelbookers e no Hostelworld. Não gosto de olhar em sites que tem foco em hotéis, porque muitos dos reviews são de pessoas que nunca ficaram em albergues antes e tem expectativas irreais (como dar uma nota baixa porque não te dão toalha). É sempre bom olhar os dois, embora eles sejam bem parecidos porque tem alguns albergues que estão apenas em um deles, cujos preços estão um pouco diferentes ou que tem vagas livres em um mas não no outro.

E você, o que acha importante na hora de escolher um albergue?

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s