Em geral, achei a comida turca deliciosa. Mas principalmente no interior a oferta era farta e sempre acompanhada de algumas entradas por conta da casa. Quase sempre chá de maçã era oferecido, e sempre delicioso. Aqui estão alguns pratos imperdíveis para quem estiver viajando para a Turquia:

 

Menemen

menemen

Um clássico de café da manhã, Menemen é feito com ovos mexidos com alguns legumes.

 

Simit

simit

Outra opção comum para café da manhã, simit é um aro de pão geralmente coberto por sementes de sésamo. Ache um lugar que venda suco de frutas fresco e seu café econômico está pronto.

 

Köfte

kofte

Almôndegas de carneiro, que podem ser servidas sozinhas, em sanduíche, com acompanhamento de iogurte.

 

Kumpir

Kumpir

Batata assada, cujo recheio é misturado com manteiga e queijo até fazer um tipo de purê, e depois  cheio com todos os topings que você quiser. Os lugares de kumpir sempre ficavam abertos até a madrugada, talvez por ser a comida perfeita para bêbados.

 

Testi Kebab

Prato de carne feito no vaso de cerâmica tradicional, que você tem que quebrar. Nos lugares tradicionais, você tem que pedir horas antes para ter tempo de cozinhar, outros o mantém semi pronto.

 

Lahmacun

lahmacun

Pão sírio coberto com carne moída, limão e salada. Em alguns lugares, você acha uma opção vegetariana com beterraba.

 

Moussaka

moussaka

Prato de beringela, carne moída e batatas, geralmente servido assado. Comum em toda a área do antigo império otomano. Melhor provar em todos eles para decidir o seu preferido.

 

Börek

burek

Massa folhada com diversos tipos de recheio, comum em todos os países do antigo império otomano. Alguns dos mais comuns são com carne, queijo, batatas ou espinafre.

 

Karniyarik

Karniyarik

Beringela recheada, geralmente com carne moída, cebola e pimentão.

 

Adana Kebab

adana kebab

Prato de carneiro com ingredientes simples mas preparação muito específica, que tem que entrar na lista de quem ama carne.

 

Ískender kebab

Ískender kebab

Um prato de carne muito popular no norte, ele consiste em carneiro servido com molho de tomate e iogurte sobre fatias de pão.

 

Pida

pida

Chamado frequentemente de “pizza turca”, é um pão com vários tipos de recheio, geralmente carne moída ou queijo com espinafre.

 

Dolma

dolma

Vegetais recheados, mais comumente folhas de videira.

 

Döner

220px-Döner_kebab_slicing

Demorou para aparecer na lista, mas não podia faltar. Disponível em qualquer lugar da cidade como take away, mas não confunda com fast-food, já que a carne é assada lentamente e acompanhada por ingredientes frescos.

 

Manjar turco

Lokum

O doce tão bom que fez Edmund trair os irmãos nas Crônicas de Nárnia. É servido com uma combinação de sabores e recheios, e deve ser comido fresco.

 

Dorduma

Dondurma

Sorvete turco especial, mais duro e frequentemente servido em restaurantes com garfo e faca. Os vendedores são conhecidos por fazerem pequenos shows esticando o sorvete e fazendo formas.

 

Künefe

künefe

Massa feita de queijo servida bem quente e coberta de pistache.

 

Bolo Mozaik

Mozaik

Bolo de chocolate com biscoitos quebrados.

 

Baklava

baklava

Eu já tinha comido esse doce tradicional de pistache antes, mas em outros países sempre achei doce demais. Em Istambul foi perfeito! Deve ser comido fresco.

 

Güllaç

Gulluç

Sobremesa feita com leite, romãs e um tipo de massa especial. É tradicional durante o ramadã e pode incluir vários outros tipos de frutas.

 

E então, o que você achou das comidas turcas? Vontade de experimentar?

 

Sem tempo? Que tal um café da manhã típico, já tarde de manhã, experimentando vários pratos?

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

6 comentários

  1. Adorei as recomendações! Principalmente o dondurma e o Testi Kebab. Você sabe de algum lugar que faz ele do jeito tradicional?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s