Nós já falamos que a comida da Emilia-Romagna é a melhor do mundo. Como cidade universitária, não faltam lugares informais e frequentados por estudantes, mas onde a comida é deliciosa. Aqui são algumas sugestões de lugares onde aproveitar essa comida sem se preocupar com os preços.

Osteria dell’Orsa

IMG_20160128_202443

Essa osteria tradicional é super popular com estudantes e está sempre lotada.

Os pratos mudam todos os dias, embora tagliatelle al ragù (a versão original do espaguete à bolonhesa, que não existe) seja quase sempre uma opção. Frequentemente eles tem opções vegetarianas. Geralmente eles tem quatro opções de primo, pratos de massa, por entre 6 e 12 euros, e uma ou duas opções de secondo, ou pratos de carne, por entre 10 e 20 euros. Um litro de vinho da casa custa 7 euros. Eles não cobram serviço ou coperto.

Como opção de entrada, eles tem um excelente brie ao forno com prosciutto, rúcola e cogumelos. De prato principal, recomendo muito o tagliatelle al ragù e o tortellini in brodo.

Pasta Fresca Naldi

Tortellini pasticcio

Pasta Fresca Naldi é um lugar minúsculo, com apenas duas mesas, mas que frequentemente tem filas enormes. O motivo é que tem a reputação de ser a melhor massa fresca da cidade. Você pode pedir para levar, comer em uma das mesas deles ou em um dos restaurantes vizinhos – é só pedir as bebidas lá.

Um prato de massa sai por entre 4 e 10 euros. Super recomendo o tortellini in pasticcio, embora absolutamente tudo seja maravilhoso. Eles tem opções vegetarianas.

Mercato del Mezzo

Com várias lojas diferentes, esse mercado é um ótimo lugar para quem quer diversidade. Tem vários tipos de comida e é o lugar perfeito para um lanche ou happy hour. Os sanduíches com tartare são maravilhosos!

Osteria del Sole

Não espere comida aqui: na Osteria del Sole só se serve o néctar dos deuses, ou seja, vinho e cerveja. A comida pode ser trazida de casa ou do Mercato del Mezzo, pertinho. Geralmente as pessoas trazem porções que podem ser divididas. Fecha cedo, mas é um lugar ótimo para um happy hour.

È Cucina Leopardi

È cucina

Lugar novo e na moda. As opções são de menu fechado, ou seja, para o almoço: entrada, primo e sobremesa por 10 euros, entrada, secondo e sobremesa por 15 euros ou entrada, primo, secondo e sobremesa por 20 euros. De noite ele é um pouco mais caro, com 20 euros para o menu degustação (opções carne, peixe ou vegetariano) com dois pratos e sobremesa e 30 euros para o menu degustação com 3 pratos e sobremesa. Pão, bebidas incluindo vinho e coperto estão incluídos em qualquer pedido.

Camera a Sud

Bar de vinhos em que não se servem coquetéis, e um lugar perfeito para o happy hour. A atmosfera é bem acolhedora, e é um lugar popular entre universitários hipsters. Bom lugar para Aperitivo, e tem pratos quentes e frios.

Mercato delle Erbe

Mercado aberto cheio de lugares super agradáveis para fazer o Aperitivo. Os lugares são mais alternativos, como o ótimo Altro? Por ser dentro de um mercado, geralmente os restaurantes e bares tem opções super frescas.

Ex Forno

O Café do Mambo, o Museo di Arte Moderna di Bologna, e sempre fica cheio na hora do Aperitivo. No verão eles colocam mesas do lado de fora, sob os pórticos.

Marsalino

Pode oferecer desde o Aperitivo até música ao vivo tarde da noite, teatro e até teatro de fantoches. Foi um dos líderes do movimento 0km, que envolve servir principalmente comida orgânica que venha da própria região.

Café Zamboni

A palavra de ordem aqui é Aperitivo. Peça um drink qualquer – um Aperol Spritz, Campari Spritz ou Hugo, se você quer ser como os italianos – e você pode se servir do buffet da casa. Geralmente tem sanduichezinhos, frutas, pães, etc. O primeiro drink custa 8 euros, e os depois são 5.

Pizzeria Due Torri

Pizzaria que vende pizzas por fatia perto das duas torres. A melhor pedida para um almoço rápido e barato. As pizzas são entre 1,50 e 2 euros. A minha preferida é speck com rúcola.

Pizzeria Spacca Napoli

O nome, inspirado pela avenida que divide Nápoles, já um indicativo. Afinal, pizza em Nápoles é assunto sério. As pizzas saem por em torno de 6 euros e você pode inclusive pedir em casa. Use o site PizzaBo para pedir pizza em muitas cidades italianas.

Clique aqui para ver o post com as minhas sorveterias preferidas em Bologna.

Clique aqui para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s