Gelato não é apenas a palavra italiana para sorvete. É um produto completamente diferente, sem corantes ou aromatizantes, feito com frutas da estação e sempre fresco. Eles tem uma textura mais leve do que o sorvete brasileiro, e não são servidos tão gelados, para não anestesiar a boca. Ele também tem bem menos gordura e açúcar que o sorvete brasileiro. Em muitos lugares, ainda são feitos artesanalmente.

Alguns dizem que o sorvete vem desde a Roma Antiga, quando já era feito com neve misturada com frutas frescas. Mas se tornou muito popular a partir da década e 1920, e exportado a partir de então.

gelato

Gelato no Brasil é um fenômeno novo, encontrado em poucos lugares e geralmente por preços bem salgados. Mas na Itália, é a norma.

E se você está em Bologna, você está com sorte, porque não faltam lugares incríveis para prová-lo. Essas são minhas gelaterias preferidas em Bologna:

 

Cremeria funivia

Cremeria Funivia

Uma das sorveterias mais premiadas da cidade. Passe por aqui no verão e você vai ver uma fila de locais na frente esperando um cone. A ponto de eles distribuírem senhas. Acredite em mim: gente local não passa por esse trabalho todo se não for por um gelato maravilhoso.

Meus preferidos são Speciale 50 (Mascarpone com café), Contessa (creme de amêndoas), Cavour (raspas de limão com shortbread) e Funivia (torta de chocolate), além de todos os de frutas. Eles também vendem tortas de sorvete imensas.

 

Galliera 49

Não se engane pela aparência. A 49 é basicamente só uma porta na Via Galliera, mas tem um dos melhores sorvetes da cidade, todos feitos com leite fresco do SudTirol, a região na fronteira com a Áustria. Também vende granite. Os de fruta são estritamente sazonais, então só no verão eles servem o de framboesa, um dos meus preferidos. O de gengibre também é ótimo para refrescar em dias de calor intenso. 

 

Gelatauro

Gelatauro

A Gelatauro é uma mistura de sorveteria e pasticceria, produzindo vários doces e chocolates artesanais, a maioria do sul da Itália. Então é um ótimo lugar para provar cannoli, por exemplo. Não dá para perder o Affogato, o café com uma bola de gelato, que é uma especialidade da casa.

Mas vamos ao assunto do post, que é gelato: meu sabor preferido é Arance di Sicilia (laranjas da Sicília,o da direita na foto). Também gosto de Ciocolato all’Arancia. Gente, as laranjas italianas vêmSe você está com pressa, pode pedir um gelato pela janela.

 

Cremeria Santo Stefano

Essa é uma sorveteria com carinha retrô e sabores deliciosos.

Nessa, o meu preferido era o de pistache salgado. Não sei como explicar, ele é realmente salgado, e tem uma textura muito parecida com o de pistache de verdade, é uma coisa completamente diferente dos normais (e não é verde. Se tem uma coisa que aprendi na Itália, é nunca confie em um sorvete de pistache verde). O de canela também era muito bom.

 

 

Clique aqui para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já estudei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga, Moscou e Petersburgo e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

3 comentários

  1. Nossa, dá água na boca. Tô indo para lá, vou anotar as sugestões. Também me falaram de um lugar chamado Gianni, você conhece?

    Curtir

    1. Ei, Cláudia. Conheço sim, mas confesso que não gosto muito. Ele é famoso pelos sabores inusitados, mas acho o sorvete pesado. Se você provar, depois passa aqui e me conta se você gostou.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s