Acredita-se que teatros que usam luz negra para fazer ilusões surgiram na Ásia, mas eles são especialmente populares em Praga. Alguns atores usam roupas negras, invisíveis contra o fundo negro, e movem objetos fluorescentes, que parecem se movimentar livremente no palco. Eles costumam ser mudos ou ter pouquíssimos diálogos.

Diz a lenda que os poucos diálogos viriam do fato que os russos proibiram a língua tcheca no teatro durante a guerra fria, mas não encontrei nenhuma informação sobre essa proibição e me parece um mito. Mas pode ser uma consequência da desvalorização da língua.

Créditos: wikipedia commons

Eles são bem populares na República Tcheca, e em algumas noites você pode encontrar dezenas de espetáculos. Os espetáculos modernos evoluíram para incluir música ao vivo, dança moderna, projeções de filmes e outros.

Créditos: wikipedia commons

O Teatro de Luz Negra Jiří Srnc traz o nome do homem que revolucionou ese tipo de performance a tornou uma tradição de Praga.

O Metro tem um dos espetáculos mais famosos com luz negra, o Life is Life, que está em cartaz desde 2005.

Créditos: wikipedia commons

O HILT foi um dos primeiros a ter música ao vivo nas apresentações. Eles também tem teatros de sombras e teatros de marionetes.

O Teatro Multimídia Lanterna Magika usa uma mistura de luz negra, dança e filmes. Os espetáculos são sempre mudos ou tem poucas falas, com legendas. Nos seus mais de 60 anos de existência eles já criaram mais de 30 espetáculos.

Créditos: wikipedia commons

Em Praga, eu vi o Lanterna Magika e o HILT e todos os dois foram experiências sensacionais. Também coloquei aqui informações sobre outros lugares famosos, mas parece que a maioria dos teatros em Praga são interessantes. Eu recomendo para quem gosta de cinema mudo, para quem está com crianças ou simplesmente para quem quer ter uma experiência diferente.
A maioria dos espetáculos custa em torno de 500 coroas para adultos. Descontos para estudantes costumam estar disponíveis.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s