Golpes na hora de trocar dinheiro são bem comuns em alguns países do Centro e Leste da Europa. Muitas pessoas me avisaram para prestar atenção, principalmente na República Tcheca, na Polônia e na Hungria.

Existem muitos esquemas. Em alguns lugares a cotação parece boa, mas tem uma taxa escondida ou uma comissão da qual você não foi avisado. Em outros, uma placa gigantesca fala de uma cotação excelente, e um asterisco minúsculo avisa que essa cotação é só para quem trocar mais do que mil euros.

zloty polones

Em um lugar em que uma amiga minha foi em Praga, ela perguntou a cotação para trocar euros por coroas e o funcionário respondeu “twenty-seven”. Ela achou que era 1 euro – 27 coroas, o que é excelente, não tinha comissão, então trocou. Só quando ela recebeu o dinheiro e notou que era bem menos que deveria que ela percebeu que “twenty-seven” significava 20,07 coroas. E em nenhuma hipótese eles devolvem o dinheiro quando a transação já foi feita.

florins hungaros

Uma dica que me falaram no free walking tour é de sempre perguntar “Se eu te der 100 euros, quanto você me dá em coroas?”. Assim eles tem que te responder um número exato, e o cálculo fica fácil para ver qual é a taxa de verdade. Você pode pedir para eles escreverem o valor, inclusive, porque aí se vier menos você pode chamar a polícia para turistas, e fica mais fácil para quem não fala inglês bem ou não entende o sotaque dos funcionários.

Nunca troque dinheiro na rua, eles muitas vezes entregam dinheiro antigo, florins húngaros em Praga ou Cracóvia, rublos bielorrussos em vários outros lugares, basicamente qualquer moeda que valha menos.

Lugares de câmbio em estações de trem e aeroportos quase sempre oferecem taxas terríveis, então troque somente o tanto que você precisa para usar o transporte público.

coroas tchecas

Tirar o dinheiro direto de cartão de crédito ou de vtm soa como uma idéia terrível, mas na verdade eu sempre consegui boas taxas fazendo isso. Confira com seu banco, mas costuma ser uma boa alternativa nessa região.

Em Praga, um lugar confiável é na Kaprova, 14, perto de Old Town Square. Sempre conseguimos cotações boas e é perto da praça da cidade velha.

Se você conhece lugares confiáveis em outras cidades, conta para a gente nos comentários.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s