Essa praça medieval, lugar onde ficavam os mercados antigos, é uma das maiores atrações de Praga. Ela é dominada por duas grandes igrejas, a barroca São Nicolas e a gótica Nossa Senhora antes de Tyn, e pela Torre da Cidade Velha. Como qualquer lugar tão antigo, ela está ligada a várias curiosidades históricas e mitos. Esses são alguns que eu descobri andando pela cidade.

Nossa senhora antes de Tyn Praga
Nossa Senhora Antes de Tyn

 

A história de Jan Hus e as defenestrações

Estátua de Jan Hus

A Estátua que se vê na Praça da Cidade Velha é de Jan Hus, um religioso que denunciou a corrupção do papado e promoveu idéias reformistas no século XV. Isso em um contexto de cisma na igreja em que o papa Gregório XII lutava com o antipapa João XXIII. Ele foi condenado e queimado vivo pela sua heresia.

As pessoas da Boemia, onde ele era muito popular, responderam se afastando ainda mais do que o papa pregava. Em um momento, uma multidão de hussitas enraivecidos jogou vários conselheiros da cidade pela janela, no que ficou conhecido como a Primeira Defenestração de Praga. Pois é, a história de Praga é tal que eles não tem apenas um evento conhecido como a Defenestração, então tiveram que adicionar que foi a primeira.

 

As execuções da Praça da Cidade Velha

Em frente à Torre da Cidade Velha, você vê outro monumento, vinte e sete cruzes brancas desenhadas no chão. Elas lembram os 27 homens executados pelos Habsburgos em outra revolta por motivos religiosos, em 1621.

 

Torre cidade velha

 

O Relógio Astronômico

IMG_20150117_171725 Relógio astronômico

O Relógio é conhecido em Praga simplesmente por Orloj, a palavra tcheca para Relógio. Ele é o mais antigo relógio astronômico ainda em funcionamento. Ele teria sido feito por  Mikuláš of Kadaň, um relojoeiro, e Jan Šindel, professor de astronomia na Univerzita Karlova, em 1410.

Uma das lendas do relógio diz que o relojoeiro responsável por ele teria sido cegado para que não pudesse repetir o feito – como você ouve em qualquer atração. Ele teria destruído o mecanismo por vingança, e ninguém teria sido capaz de consertá-lo por um século.

Depois da construção do relógio, as figuras em volta foram adicionadas. A primeira foi o esqueleto, como um memento mori, uma lembrança que o tempo passa, você morrerá e por isso deve agir de forma pia. As outras figuras mostram pecados que as pessoas deveriam evitar: a primeira se olha no espelho, representando a vaidade, a segunda carrega um saco de ouro, representando a ganância, e a terceira segura um instrumento musical, representando os prazeres terrenos (irônico que a música simbolize um pecado quando já se disse que Praga é música feita pedra). A segunda também pode ser interpretada como um judeu e a terceira como um cigano, porque racismo… Quando a Morte soa a hora, eles balançam as cabeças, sinalizando que não estão prontos para morrer.

Relógio astronômico praga detalhe

De hora em hora, as janela se abrem e as figuras dos apóstolos passam em cima do Relógio. Você nunca adivinharia pelo número de turistas que se aproximam para olhar o que acontece, mas essa é frequentemente votada em blogs e sites turísticos como uma das atrações mais decepcionantes do mundo, perdendo só para a Mona Lisa. Então, não perca seu tempo e vá achando que vai ser super divertido. Ao invés disso, vire sua câmera para o lado oposto e conte quantas pessoas parecem desapontadas e viram para família e amigos perguntando “isso é tudo??”.

Quer olhar as horas no Relógio? Olhe os numerais romanos. Os números arábicos indicam as horas do jeito tcheco antigo, ou seja, quantas horas desde o último pôr-do-sol.

 

É claro que com uma praça tão antiga, as curiosidades nunca terminam. Vários dos prédios da praça são tombados pelo governo tcheco por seu valor histórico ou arquitetônico. A praça é um lugar que sempre vale a pena explorar. Você também encontra várias atrações, como bandas de jazz aqui.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s