O Palácio Barolo foi construído por uma razão muito particular: o empresário Luis Barolo queria trazer as cinzas do poeta Dante Alighieri para a Argentina.

Para isso, o arquiteto Mario Palanti planejou todo o prédio em referências à Divina Comédia: ele tem cem metros, em homenagem aos cem versos de cada canto, e vinte e dois andares, como o total de estrofes. O prédio foi inaugurado em 7 de junho, aniversário de Dante. Quando ele foi construído, era o prédio mais alto da América Latina.

O prédio por fora e uma miniatura da estátua planejada para o túmulo de Dante.

Você pode visitar o prédio como parte de um tour guiado, que dura em torno de 50 minutos.

Inferno

O porão e o primeiro andar representam o inferno. A decoração aqui envolve diabos e serpentes, e as nove abóbadas da entrada representam os nove círculos do inferno.

Você pode entrar no térreo normalmente, e aqui compra seu bilhete e encontra o guia para o tour, que acontece em espanhol e inglês.

Purgatório

Do segundo ao décimo quarto andar, você está no purgatório. A decoração é diferente, em cores claras.

Os andares são divididos em dois blocos, cada um com onze escritórios – ou seja, vinte e dois por andar, repetindo o número de estrofes. Eles são privados e abrigam escritórios de advocacia e cursos de línguas, entre outros. Em um dos escritórios fica um pequeno museu sobre a origem do prédio e várias edições da Divina Comédia.

Paraíso

Do décimo quinto andar ao farol, representação dos nove coros angélicos da Divina Comédia, você está no paraíso. Ele é visível desde Montevidéo, onde um prédio construído pelo mesmo arquiteto tem outro farol no topo.

Você deve subir a parte final por escadas, que se tornam a cada hora mais estreitas, mas a vista de cima compensa.

Vista do paraíso

Para mais informações sobre o tour guiado, clique aqui para ver o site oficial.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

4 comentários

  1. Fui nesse lugar e posso dizer, a escada é minúscula e tem que subir vários andares. Gente gordinha como eu dificilmente chega ao céu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s