Como eu já falei em outros posts, na Itália não existe uma comida italiana. O que existe é a comida de cada região. Imagina ir em um restaurante no exterior de comida brasileira que te serve carne seca com abóbora, feijão tropeiro, churrasco, pato no tucupi, feijoada e as pessoas comem tudo em misturas bizarras que a gente acha que não combinam. É exatamente o que eles acham que estrangeiros fazem com as comidas das diferentes regiões da Itália. Então se você chegar na Sicília e pedir um presunto de parma ou macarrão à bolonhesa, vai pagar tanto mico quanto alguém que chega em Minas perguntando onde achar uma buchada de bode.

Aqui são alguns pratos típicos da Sicília.

Arancini

the-real-italian-food-arancini

Crédito: the real italian food

Os Arancini são bolas de risoto fritas recheadas com molho à bolonhesa, na versão mais tradicional, ou com cogumelos, queijo, basicamente qualquer coisa. Alguns lugares chegam a oferecer dezenas de opções.

Coma recém saído do forno para aproveitar ao máximo.

Cannoli

cannoli

Crédito. the real italian food

Leave the gun, take the cannoli. Uma das cenas mais famosas de O Poderoso Chefão envolve um criminoso que se recusa a deixar para trás o cannoli feito em casa, e quem poderia culpá-lo?

O doce é feito de uma massa em cone com recheio de ricota doce. Isso parece horrível se você imaginar a ricota que a gente vê no supermercado no Brasil, então melhor esquecer as descrições e provar.

Pan con panelle

pan-con-panelle-sicilian-forks

Crédito: sicilian forks

Comida de rua típica em Palermo, sanduíche com uma massa frita de grão de bico.

Pani ca meusa

pinterest

Crédito: pinterest

Mais uma comida de rua tradicional na Sicília, esse é um sanduíche de fígado. Se servido sem queijo, ele é “solteiro” ou schettu, se servido com queijo ele é “casado” ou maritatu.

Pasta alla norma

pasta-alla-norma

Crédito: NY Times

Essa massa é mais uma mostra de como a Sicília é um melting pot de culturas. Ele leva beringela, muito comum na ilha por influência árabe, tomates e ricota salgada. O nome teria vindo da ópera Norma.

Pesto alla trapanese

pasta-alla-trapanese

Crédito: Giallo Zafferano

É uma variação do pesto tradicional de Genova, com manjericão, alho e pinha, levando também tomates e amêndoas.

Chinotto

chinotto

Chinotto é um refrigerante escuro feito de laranjas amargas (as mesmas das quais se faz Campari). Tem um gosto bem diferente da maioria dos refrigerantes, não é tão doce quanto os americanos, é mais amargo. Na Sicília, é feito há décadas e produzido industrialmente desde os anos 50. A coca-cola também vende a própria versão, a Fanta Chinotto.

Parmigiana

parmigiana

Crédito: giallo zafferano

Apesar do nome, esse prato não vem de Parma. E parmigiana nunca envolve frango ou outra carne, como no Brasil (leia mais no post sobre as 8 comidas italianas que não existem na Itália). Ele é feito com beringela frita, queijo cacciocavallo e parmesão e molho de tomate ao forno. Tanto a Sicília quanto a Campania reivindicam a origem desse prato.

Beringela recheada

melanzane-ripiene-giallo-zafferano

Crédito: giallo zafferano

A forma mais frequente é a beringela recheada com carne moída. Era bem parecido com um prato que comi na Turquia. Como eu falei antes, a beringela chegou aqui por influência dos Sarracenos.

Muffuletta

food-people-want-muffuletta

Crédito: food people like

Sanduíches servidos em um pão de sésamo, geralmente com provolone, salame e azeitonas que pode ser comido quente ou frio.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s