O Eilean Donan Castle não é ideal para quem sonha em visitar um castelo medieval autêntico. A maior parte dele foi reconstruída no início do século XX, e ele parece mais com a idéia eduardiana do que era a Idade Média do que com a Idade Média de fato. Mas se você quer um castelo fotogênico e evocativo, então é imperdível.

eilean-donan-castle

Na uniãos do Loch Duir, Loch Long e Loch Alsh, fica uma pequena ilha conhecida como Eilean Donan. No século XIII, ela se tornou a sede do clã MacKenzie, que construíram um castelo. Ele foi importante para os MacKenzie e os MacRae até ser destruída nas insurreições jacobitas. Estudando no Brasil, talvez você nunca tenha ouvido falar dos Jacobitas, mas se for à Escócia, vai ouvir muito sobre eles.

credito-welcome-to-sctland
Crédito: Welcome to Scotland

Em 1689, o Rei James VII foi obrigado a renunciar ao trono em favor de sua filha, a rainha Mary,  e o marido dela, William of Orange. O motivo foi muito ligado à religião, já que ele era católico e sua filha e genro eram protestantes. A deposição pacífica do rei ficou conhecida como Revolução Gloriosa, e até essa parte a gente aprende  na escola. O que nem sempre a gente fica sabendo é que as highlands da Escócia eram majoritariamente católicas e apoiavam os Stuarts, e se rebelaram no que ficou conhecido como as insurreições Jacobitas.

Originalmente, a idéia dos Jacobites era de restaurar o rei James, chamado de Old Pretender, ao trono. Os MacKenzie logo se juntaram à insurreição. Dizem que eles e seus aliados, os MacRae, dançaram no telhado do castelo antes de partir para uma batalha importante. A insurreição de 1715 fracassou, porém.

Mas o Eilean Donan Castle recebeu reforços da Espanha, que agora se opunha à Inglaterra na guerra da Quadrupla Aliança. O governo da Inglaterra mandou navios de guerra, que bombardearam os navios espanhóis e o castelo, que foi deixado em ruínas. Dizem que um dos espanhóis ainda assombra o castelo, para quem gosta de histórias de fantasmas.

A insurreição continuou depois sob Charles Edward Stuart, filho do rei James, conhecido na Escócia como Bonnie Prince Charlie ou The Young Pretender. Depois de uma derrota na Batalha de Culloden, a causa Jacobita nunca se recuperou.

eilean-donan-castle-2

O castelo só foi reconstruído entre 1919 e 1932, por John MacRae-Gilstap, que construiu a ponte em frente para facilitar o acesso. Em 1955, ele foi aberto ao público, e desde então se tornou um dos castelos mais visitados na Escócia.

Ele apareceu também em filmes como Highlander, Elizabeth e O Mundo não é o bastante, um dos filmes do James Bond.

credito-site-oficial

Eilean Donan em ruínas. Crédito: site oficial do Castelo

credito-welcome-to-scotland-2
Hoje em dia, crédito: Welcome to Scotland

Como chegar: as maiores cidades lá perto são Kyle of Lochalsh e Kyleakin, na Ilha de Skye. De qualquer uma das duas, você pode pegar o ônibus 51 até o castelo. Ônibus de longa distância que vão até Edimburgo também podem parar em Dornie, a 200 metros do castelo, mas você deve pedir pela parada.

Eu estava vindo de Inverness, então deixei minha mochila na estação de trem em Kyle of Lochalsh e peguei o ônibus de lá para Dornie. Na volta, peguei o mesmo ônibus, que parou em Kyle por quinze minutos antes de seguir para Kyleakin, onde eu tinha um albergue reservado. Nesse tempo, corri e peguei a mochila.  Se não tivesse dado tempo, eu teria atravessado a ponte a pé mesmo, já que Kyleakin era do outro lado (ou, se a tempestade continuasse, teria esperado o próximo ônibus ou até chamado um táxi).

eilean-donan-castle-nevoa
Essa é no mesmo dia, depois da visita, quando o tempo fechou

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

4 comentários

    1. Oi, Lúcia, tudo bom? Se você quer ir de transporte público, pode pegar um ônibus até Kyleakin e de lá qualquer ônibus que pare em Dornie. Tenho certeza que no seu hotel ou albergue eles vão saber as informações precisas.
      Curta Skye, é incrível.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s