A Bauhaus chegou em Berlim fugindo dos nazistas, que fecharam a unidade em Dessau depois de ganhar controle da câmara lá. Pode parecer estranho que uma escola de design incomodasse tanto um partido político, mas os nazistas tinham uma noção bem clara do que deveria ser considerado belo e o que deveria ser considerado arte degenerada (o incrível documentário Arquitetura da Destruição, do Peter Cohen, fala bem sobre isso).

O Bauhaus chegou a Berlim e se instalou no lugar de uma antiga fábrica, que os alunos pintaram de branco. Em 1933, quando a Bauhaus fechou de vez, Hitler e o partido nazista ainda nem tinham uma posição coesa sobre arte ou arquitetura. Mas alguns escritores do partido já tinham definido o Bauhaus como não-alemão.

bauhaus

A idéia deles era criar uma arte total, que combinaria tudo, arquitetura inclusive. O estilo deles se tornou um dos mais importantes do século, influenciando design, artes gráficas, design industrial, arte, arquitetura… Ironicamente, os muitos artistas exilados pelo regime nazista ajudaram a espalhar essa influência, e é por isso que Tel Aviv, em Israel, é uma das cidades mais conhecidas no mundo por prédios no estilo.

tel-aviv
Cidade Branca em Tel-Aviv Créditos: Bauhaus-center.com

O lugar onde ficava a escola em Berlim hoje tem a função de arquivo, guardando milhares de livros e revistas sobre o monumento. Ele também tem uma pequena exposição permanente e, se tiver sorte, pode pegar uma exposição temporária.

A exposição permanente tem maquetes da época e móveis feitos pelos alunos. O audioguide é ótimo, e explica as diferentes fases que o Bauhaus passou em cada cidade.

Poltrona Wassily e Lâmpada Bauhaus Crédito: pinterest

A lojinha é super interessante, infelizmente para quem é mochileiro só para ver, já que as coisas são bem caras.

O jogo de xadrez que vou comprar quando ganhar na loteria, em que o formato de cada peça é o movimento que ela faz.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s