Só de ouvir os nomes Parma e Modena, dá água na boca. Eles imediatamente me fazem pensar em algumas das melhores comidas da Itália.

De Modena, vêm o vinagre Balsâmico e o vinho Lambrusco, um espumante de vinho tinto que por algum motivo só acho no Brasil na versão doce. De Parma, vêm o Parmiggiano Reggiano, o rei dos queijos, que mal pode ser comparado com o nosso parmesão; o presunto de parma (Prosciutto Crudo ou simplesmente Crudo), o bem menos famoso Pesto di Cavallo, um tartare de carne de cavalo crua, o gnocco fritto ou torta frita. Nas duas cidades, o Tortellini d’Erbette, recheado com ricota e ervas e servido com parmiggiano-reggiano.

Mas já falei bastante sobre a comida no post sobre A Emilia-Romagna e a melhor comida do mundo. E embora você possa passar dias lá curtindo apenas a comida, Parma e Modena tem mais para oferecer.

 

 

Parma é uma cidade super elegante. Passeando pela Piazza Garibaldi, onde foi fundada a antiga colônia romana, eu não parava de ver pessoas passando de bicicleta em casacos de pele e trench coats de marca.

piazza-garibaldi-parma

 

O Duomo é uma das catedrais romanescas mais importantes da Itália. No teto, uma pintura ilusionista de Antonio da Correggio. O artista tinha fama de ser avaro, então ele foi pago com um grande saco de dinheiro trocado, para irritá-lo. A lenda diz que ele pegou um resfriado carregando o saco para casa e faleceu.

Você pode combinar a visita com o Batistério logo em frente.

 

parma-duomo-interior-2

 

Outra igreja importante é Santa Maria della Steccata, que dizem que foi construída usando o plano original de Bramante para a igreja de São Pedro no Vaticano. Dentro tem vários afrescos famosos, inclusive de Parmiggiano. Outro lugar famoso pelos afrescos é a Camera San Paolo, com obras de Correggio.

santa-maria-della-steccata-parma

O Palazzo della Pilotta é a maior atração da cidade, e abriga vários museus. O lugar mais famoso é o Teatro Farnese, um teatro barroco de madeira, quase destruído pelos aliados durante a segunda guerra. A Galleria Nazionale tem obras de Da Vinci, El Greco e Fra Angelico, entre outros.

 

teatro-farnese-parma

Quando chegou a hora de aproveitar a comida, eu fui almoçar na Osteria dello Zingaro, um lugar bem tradicional e famoso. Eles preparam várias especialidades de Parma. Serviram uma entrada de várias comidas típicas que incluía o Pesto di Cavallo, e depois pedi Tortellini d’Erbette. O serviço foi ótimo, e o vinho da casa era um lambrusco ótimo, recomendo.

 

osteria-dello-zingaro-tagliatelle-con-il-crudo
Tagliatelle con crudo
osteria-dello-zingaro-tortellini-derbette
Tortellini d’Erbette

Modena se proclama a capital espiritual da Emilia, e é bem diferente de Bologna, capital da província. Além da comida, é conhecido pelo tenor Luciano Pavarotti e pelos carros da Ferrari, Lamborghini e Maserati, cujas fábricas cercam a cidade.

A Catedral de Modena é outro prédio romanesco importante. Preste atenção na porta norte, a Porta della Pescheria, porque elas retratam cenas da lenda do Rei Artur. O outro foco da cidade é o Palazzo dei Musei, com a Biblioteca Estense, a Galleria Estense e o Museo Civico Archeologico.

 

Em Modena, o lugar mais conhecido para comer é a Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura. Nas revistas especializadas, ele sempre está como um dos melhores restaurantes do mundo, e tem três estrelas no guia Michelin. Então, eu que sou estudante não tive condição nem de passar pela porta, mas se alguém tiver ido, conta para a gente nos comentários.

Mas se você vai com um orçamento menor, pode curtir o passeio pelas fábricas de vinagre balsâmico, que são gratuitas. Vários consórcios organizam as visitas, e você tem uma lista completa aqui. Ela está em italiano, mas é só clicar nos links de cada consórcio, que a maioria tem opções em inglês.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s