Shakespeare & Co. era originalmente o nome de uma livraria fundada por Sylvia Beach em Paris. Ela era o lugar de encontro de intelectuais importantes, como Hemingway, Ezra Pound, Gertrude Stein e James Joyce, assim como a maior parte da Geração Perdida. Aliás, Ulisses foi publicado aqui, e deu origem a um processo por obscenidade e ao maior festival do mundo dedicado a um livro.

Lá, os clientes podiam comprar ou emprestar livros banidos nos Estados Unidos e na Inglaterra, como o Amante de Lady Chatterley ou Lolita. A livraria foi fechada durante a segunda guerra mundial, diz a lenda que porque Beach recusou a um oficial alemão a última cópia de Finnegans Wake. Quando a guerra acabou, Ernest Hemingway foi lá para liberar a livraria pessoalmente, mas ela nunca foi reaberta.

shakespeare-and-co-interior-4

A segunda Shakespeare & Co. foi fundada nos anos 50, e uma década depois recebeu esse nome em homenagem a Sylvia Beach. Novamente ela se tornou um ponto de encontro de intelectuais vivendo em Paris, dessa vez membros da Geração Beat, como Allen Ginsberg, Gregory Corso e William S. Burroughs.

Hoje é uma livraria especializada em edições em língua inglesa, que também vende livros usados. O dono, George Whitman, chama o lugar de uma utopia socialista disfarçada de livraria. Eles também tem quartos para hospedar escritores. Eles também tem um festival bianual chamado Festival and Co.

Ela é um lugar bem popular e apareceu em Antes do Pôr-do-Sol, da trilogia do Linklater, e em Meia-Noite em Paris, do Woody Allen. Um documentário também foi filmado lá sobre sua história, chamado de Portrait of a Bookstore as an Old Man, do qual você pode achar trechos no YouTube.

 

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s