Escolher um filme saudita para ver não foi nada difícil. Há alguns anos, saiu Wadjda, o primeiro longa filmado inteiramente no país, e o primeiro filme de uma diretora saudita, Haifaa al-Mansour. Ele venceu vários prêmios internacionais e parecia interessante.

Wadjda é uma menina saudita de 11 anos. Todo dia ela vai para a escola na companhia de um amigo, Abdullah, e sonha em comprar uma bicicleta verde para disputar uma corrida com ele. Mas sua mãe diz que meninas não devem andar de bicicleta, e teme que ela perca a virgindade. Vários outros personagens ecoam esse pensamento: meninas não devem andar de bicicleta e, aliás, não deviam ter amigos fora da família.

Wadjda volta ao mundo em filmes

Wadjda não se deixa abater e começa a vender fitas de música que ela grava, braceletes que ela faz, mas o dinheiro que ela ganha ainda não está perto do que ela precisa. Até que a escola lança um concurso de memorização do Corão com um prêmio em dinheiro. Wadjda, que já ganhou na escola uma reputação de aluna-problema, insubordinada, etc, tem que se comportar como aluna-modelo para poder competir.

Também vemos cenas com a mãe de Wadjda, que tem um trabalho, mas está sempre preocupada com caronas e como chegar lá, já que ela, por lei, não pode dirigir. Nem decidir o que fazer com o dinheiro que recebe. Como ela não pode mais ter filhos, seu marido está sendo pressionado pela família a ter uma segunda esposa.

A diretora do filme disse em uma entrevista que ela teve que passar a maior parte da filmagem dentro de uma van, já que as pessoas na área conservadora em que ela filmava não aprovavam que ela conversasse com homens. E ela teve que conversar com alguns dos atores por walkie talkie, sem chegar perto deles. Não consigo imaginar como alguém nessas condições conseguiu fazer um filme tão esperançoso. 

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s