Em Cusco e Arequipa, mesmo sendo verão, fazia frio. Ao redor de Cusco, por causa das chuvas, a vegetação estava muito verde, e por isso foi tão estranho pegar um ônibus noturno e de repente estar no meio do deserto. A temperatura tinha praticamente dobrado em algumas horas.

Apesar da nossa imagem mental do Peru ser dominada pela imagem de Machu Picchu, a maior parte do país é coberta de desertos. Alguns geólogos afirmam que é uma continuação do deserto do Atacama, mas a aparência é bem diferente, já que é um deserto coberto de dunas. E, em um ponto, ele tem um oásis, Huacachina, o único das Américas.

Huacachina oásis Peru 3

Huacachina oásis Peru 2

Segundo a lenda, um caçador viu uma princesa Inca andando pelo deserto. Enquanto ela se admirava em um espelho, ela viu o reflexo do caçador que a seguia. Assustada, ela tentou fugir e deixou o espelho cair. Ele se quebrou e se transformou em um pequeno lago no meio do deserto, e a princesa se tornou uma sereia lá.

Huacachina oásis Peru 1

Nos anos 40, Huacachina se tornou popular entre a elite peruana. Hoje, é um lugar super mochileiro, com um grande número de hostels baratos e tours pelas dunas.

Huacachina oásis Peru 5

Lá eu fiz um tour de duas horas que incluía o passeio de buggy, sandboarding e ver o pôr-do-sol nas dunas. Se você quer fazer esse tour, tem que ser no fim da tarde, às 16 ou 16:30, já que nos outros horários o calor é muito grande e eles só fazem tours de 1 hora.

O passeio de buggie dá de dez em qualquer montanha russa. Já o sandboarding é mais fácil que parece. O jeito mais fácil de ir é deitada no estômago, com as mãos para frente, porque assim dá para colocar os joelhos na areia para frear se estiver indo muito rápido, ou se pedras nas dunas causarem um pouco de turbulência. Também tentei ir sentada nas dunas menores. Um cara francês que estava no tour tentou ir de pé, já que ele tem muita experiência com snowboarding, mas, segundo ele, não ajudou muito.

Huacachina oásis Peru sandboarding

Nós paramos em alguns lugares para observar o deserto, mas o melhor momento foi ver o pôr-do-sol. Foi incrível.

Huacachina oásis Peru por do sol no deserto 4

Huacachina oásis Peru por do sol no deserto 2

Huacachina oásis Peru por do sol no deserto

A maioria das agências de turismo oferece outros passeios lá perto, como ir ver os animais nas Ilhas Ballestras, conhecidas como a Galápagos de pobre, a Reserva Nacional de Paracas ou para Nazca ver as linhas – esse passeio costuma ser bem caro porque envolve o passeio de helicóptero para conseguir vê-las direito. Você também pode visitar as vinícolas perto de Ica, celebradas como as melhores do Peru. Nesse caso, recomendo que você não faça um tour, mas pegue um táxi e vá lá por conta própria, já que as vinícolas não cobram entrada. O Lonely Planet recomenda duas: a Bodega Tacama e a Bodega Vista Alegre. Meu plano era visitar uma, mas meu ônibus de Arequipa atrasou quatro horas, então não foi possível.

Como chegar: Huacachina fica a apenas alguns quilômetros da cidade de Ica, capital da região. Você pode pegar um ônibus para lá da maioria das cidades grandes, como Lima (5 horas), Arequipa (10 horas) ou Cusco (17 horas). Recomendo muito a companhia de ônibus Cruz del Sur, conhecida pela segurança e conforto. De lá, você pode pegar um táxi para Huacachina, pagando em torno de 10 soles.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s