Amor à Flor da Pele, de Wong Kar Wai, é um dos filmes mais bonitos que eu já vi, e foi um dos motivos pelo qual o escolhi para representar Hong Kong no projeto.

A maior parte do filme se passa em Hong Kong, e começa em 1962, quando Chow Mo-Wan, um jornalista, e Su Li Zhen, secretária de uma companhia de frete, alugam apartamentos no mesmo dia e no mesmo prédio. Ambos têm cônjuges com trabalhos que os absorvem, e por isso estão sempre sozinhos nos seus apartamentos. Aliás, os cônjuges são apenas ouvidos, nunca vistos no filme, o que aumenta essa sensação de solidão.

Em vários momentos, eles se esbarram nos corredores no caminho de irem comer sozinhos. É difícil explicar como essas cenas simples, que se repetem com a música fantástica de Shigeru Umebayashi conseguem ser algumas das mais desoladoras do filme. A música é muito forte no filme, assim como as cores, e somos cercados de vermelhos, marrons e amarelos.

Em um momento, eles começam a suspeitar que seus cônjuges estão tendo um caso. Eles tentam entender o que aconteceu, e fazem pequenos teatros sobre como eles podem ter começado o seu caso, e de como poderiam confrontá-los. Se fosse um filme hollywoodiano, nesse momento a gente já esperaria o começo de uma relação entre eles, e a química transborda da tela, mas eles dizem que não querem descer ao nível dos traidores. E a amizade deles também não é tão simples, já que a amizade entre pessoas de sexos opostos é mal vista pela sociedade conservadora.

Amor à Flor da Pele é um filme de amor, mas também de solidão, traição, chances perdidas. Ele seduz e devasta em medidas iguais.

O título original em chinês significa, segundo a wikipédia, algo como a época dos florescimentos, uma metáfora comum na China para a fugacidade da juventude e do amor. Foi o próprio diretor que escolheu o título em inglês, In the Mood For Love, por causa da música de Nat King Cole.

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s