Uma das melhores decisões que tomei no Peru foi de passar uma noite em Ollantaytambo. A cidade é como Cusco, um lugar por onde muitas pessoas passam rapidamente, mas onde você pode ficar por um tempo bem maior e ter sempre o que fazer.

Ollantaytambo Cidade 1

A maior atração, e único lugar que quem vem com tour visita, é o que eles chamam de as ruínas principais. É um complexo enorme, que tinha principalmente um uso religioso, mas que foi usado militarmente quando os incas se retiraram para Ollantaytambo depois que os espanhóis tomaram Cusco.

Ollantaytambo ruínas 3

Aliás, essas ruínas tem a honra de ser um dos poucos lugares em que os incas venceram uma grande batalha contra os espanhóis. De cima da fortaleza, eles inundaram o plano por meio de um sistema de canais. Por isso, ela foi por algum tempo a última fortaleza conhecida ainda em controle dos espanhóis.

Ollantaytambo ruínas 10

Ollantaytambo ruínas 11

Ollantaytambo ruínas 13

Mas outras atrações incluem a cidade em si, especialmente as ruazinhas e casas que foram construídas pelos incas a mais de cinco séculos e ainda são usadas hoje. A cidade é única no Peru nesse aspecto.

Ollantaytambo Cidade 4

Do outro lado da pequena cidade, fica outra montanha, que é bem visível das ruínas principais. Ela se chama Pinkullyuna, e lá ficam os armazéns onde os incas costumavam estocar grãos. Eles são planejados para que o vento transformasse a construção em uma geladeira natural. A trilha aqui é mais pesada do que a das ruínas principais, e cheia de avisos que é perigosa quando está chovendo, e fecha às 16:30. Tem um guarda florestal que te impede de subir muito alto a partir das 16, então é bom ir cedo. Chegar aos armazéns e voltar demorou para mim cerca de duas horas, e eu paro a cada três minutos para tirar fotos.

Pinkuylluna Ollantaytambo 1

Tem ainda duas trilhas maiores que você pode fazer a partir de Ollantaytambo: o Portão do Sol e o Pumamarca, e cada uma leva em torno de 4 a 6 horas.

 

Escrito por Julia Boechat

Estudante de história. Já morei em Bologna, fiz trabalho voluntário em Praga e viajo sempre que posso. Sou viciada em livros e filmes e estou tentando ler/ver um de cada país do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s